Início » Uncategorized » BOLETIM ELETRÔNICO SBQ – N° 1102 – 05/12/2013

BOLETIM ELETRÔNICO SBQ – N° 1102 – 05/12/2013

 

!cid_image001_png@01CDD92B

5/12/2013

37ª REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE QUÍMICA
O papel da Química no cenário econômico atual:
competitividade com responsabilidade


A Química quer conhecer os novos contaminantes do ambiente – A rapidez com que novos produtos, e substâncias, chegam ao mercado torna impossível o conhecimento preciso sobre os efeitos que podem provocar na saúde humana ou no meio ambiente. Além do surgimento de substâncias únicas, as inúmeras combinações possíveis entre elas aumentam as possibilidades de efeitos adversos nos seres vivos. Essa criação permanente de novos elementos pouco conhecidos atende as necessidades da indústria de consumo, mas deve ser objeto de preocupação dos profissionais da ciência. Um convite à reflexão sobre esse quadro é feito por Wilson de Figueiredo Jardim, professor do IQ da Unicamp e ex-diretor da Divisão de Química Ambiental da SBQ. » Veja mais…


Notícias | Eventos | Oportunidades | Receba Boletim | Faça a sua divulgação | Twitter | Home BE |   SBQ

 

VEJA NESTA EDIÇÃO:

 

NOTÍCIAS

 

Relatório da Reunião do CA-QU Realizada no Período de 21 a 25 de outubro de 2013 – O Comitê Assessor de Química do CNPq (CA-QU) reuniu-se de 21 a 25 de outubro de 2013 no edifício sede do CNPq em Brasília para avaliar as solicitações de bolsa de produtividade (429 solicitações) e solicitações nas categorias Pós-Doutorado Júnior (PDJ, 91 solicitações), Pós-Doutorado Sênior (PDS, 11 solicitações), Pós- Doutorado Empresarial (PDI, 02 solicitações), Pesquisador Visitante (PV, 01 solicitação), Pós-Doutorado no Exterior (PDE, 13 solicitações), Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE, 03 solicitações), Doutorado Pleno no Exterior (GDE, 02 solicitações), Estagio Sênior no Exterior (01 solicitação). » Veja mais…

Editora-chefe da revista Science diz que ciência brasileira precisa ser mais ousada – Em entrevista ao jornalista Herton Escobar, do Estado de S. Paulo, Márcia McNutt frisou que a ciência brasileira precisa ser mais corajosa e mais ousada se quiser crescer em relevância no cenário internacional. Para criar essa coragem, diz ela, é preciso aprender a correr riscos, e aceitar a possibilidade de fracasso como um elemento intrínseco do processo científico. » Veja mais…

Ciência sem Fronteiras lança programa para mestrado profissional nos EUA – A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou na última segunda-feira, 2, a nova chamada pública nº 1/2013, que irá selecionar candidatos para concessão de bolsa de estudo de mestrado profissional em instituições de ensino superior nos Estados Unidos pelo programa Ciência sem Fronteiras. As inscrições vão até o dia 31 de janeiro de 2014. » Veja mais…

Chamadas de graduação-sanduíche em 20 países têm inscrições prorrogadas até o dia 6 de dezembro – O programa Ciência sem Fronteiras anunciou na última sexta-feira, 29, a prorrogação do prazo de inscrição das novas chamadas para graduação-sanduíche. Ao todo são 20 países de destino: Reino Unido, Bélgica, Canadá, Holanda, Finlândia, Austrália, Nova Zelândia, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Alemanha, França, Itália, Suécia, Noruega, Irlanda, China, Hungria, Japão, Áustria. O novo prazo para inscrições agora vai até 6 de dezembro. » Veja mais…

Unidos pela ciência – Rede que conecta e dá suporte a jovens cientistas ganhará uma versão na América Latina no ano que vem. A iniciativa pretende fomentar projetos científicos e iniciativas de divulgação da ciência na região. Identificar, conectar e dar suporte a jovens cientistas é o objetivo da organização sem fins lucrativos Ways (sigla em inglês para Associação Mundial de Jovens Cientistas). O projeto, criado em 2004 com o apoio da Unesco, esteve até o momento restrito a Europa, África e Estados Unidos, mas deve chegar à America Latina no ano que vem. » Veja mais…

Educação classifica gasto com feiras de ciências como desenvolvimento do ensino – A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 27/11, proposta que permite classificar como despesas de manutenção e desenvolvimento do ensino os valores investidos na realização de atividades curriculares complementares voltadas ao aprendizado dos alunos ou à formação continuada dos profissionais da educação, por meio de exposições, feiras ou mostras de ciências, matemática, língua portuguesa ou língua estrangeira, literatura ou cultura. » Veja mais…

O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo – Uma parceria entre o Museu e a Fundação Nobel, na Suécia, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) apresenta, pela primeira vez na América Latina, a exposição O Prêmio Nobel – Ideias Mudando o Mundo. » Veja mais…

Nanotecnologia terá mais investimento e novo curso de pós-graduação – A nanotecnologia no Brasil contará com mais investimentos e um curso de excelência na área da engenharia em 2014. A expectativa é a de que os recursos a serem disponibilizados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para o setor dobrem, passando de R$ 150 milhões, neste ano, para R$ 300 milhões no ano que vem. » Veja mais…

FMC 2013: Cientistas defendem acesso aberto às pesquisas – A maioria dos pesquisadores pensa em publicar seus artigos nas melhores revistas científicas do mundo. No entanto, essa realidade começa a mudar. Alguns profissionais preferem divulgar os resultados dos estudos em plataformas on-line de livre acesso ao público. » Veja mais…

 

NOTA DE FALECIMENTO

Kenneth E. Collins – Prof. Collins nasceu em 10 de julho de 1926 em Newcastle, Estado de Wyoming, EUA, fez sua graduação em San Jose State University, concluindo em 1950. Seu mestrado foi obtido em 1955 na Universidade DO Estado de Iowa em Ames, Iowa, e seu doutorado em Química, em 1961 na Universidade de Wisconsin, em Madison, Wisconsin com pós-doutorado no Laboratório Nacional de Brookhaven e no Centre de Physique Nuclear, Leuven, Belgica. » Veja mais…

Roberto Fernando de Souza – É com profundo pesar que comunico o falecimento do Professor Roberto Fernando de Souza, Titular do Departamento de Físico-Química do Instituto de Química da UFRGS. O Prof. Roberto era Pesquisador IA do CNPq e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências e foi um dos responsáveis pela consolidação da Catálise no Brasil, sendo um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Catálise, da qual ocupou diversos cargos incluindo o de Presidente. » Veja mais…

 

CALENDÁRIO DE EVENTOS DA QUÍMICA – SBQ

Informe-se sobre os eventos da área de química divulgados pela SBQ, acessando nosso calendário mensal, clique aqui.

 

EVENTOS

1. Congresso BrMass acontece de 07 a 11 de dezembro
» Veja mais…

 

OPORTUNIDADES

PROCESSOS SELETIVOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

1. Programa de Pós-Graduação em Química da Unesp de Araraquara abre inscrições
2. Inscrições abertas para o programa de pós-graduação em ciências – UNIFRAN
» Veja todas as oportunidades desta edição…

 


 


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: