Início » Uncategorized » Duas oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado em Biologia Geral e Bioquímica

Duas oportunidades de Bolsa de Pós-Doutorado em Biologia Geral e Bioquímica

 

16 de março de 2016

22850

Bolsistas integrarão projetos de pesquisas desenvolvidos no Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades que tem sede na UNICAMP (foto: Wikimedia Commons)

 

Agência FAPESP – O Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades (OCRC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, oferece duas oportunidades de bolsa de Pós-Doutorado. Os prazos de inscrição para as duas bolsas encerram em 28 de março.

A primeira bolsa, na área de Programação Fetal, está vinculada ao programa de investigação de Estudos Experimentais de diferentes aspectos da Biologia do Desenvolvimento e Controle da Pressão Arterial, especialmente focado nos fatores ambientais maternos (nutricionais) que impactam no desenvolvimento do coração e do rim e na disfunção de órgãos na prole adulta.

O projeto leva em conta o rápido aumento em todo o mundo da obesidade e do diabetes materno e tem como objetivo avaliar o impacto da deficiência de nutrientes durante a gestação sobre aspectos do desenvolvimento e da fisiologia de órgãos na prole.

O grupo de pesquisa mostrou que a redução do número de nefros e alterações cardíacas está associada a um maior risco de hipertensão e alteração na manipulação renal de sódio no adulto. Estudos demonstram alterações morfológicas e funcionais em áreas de controle autonômico do sistema nervoso central associadas com a programação fetal.

Os candidatos a esta bolsa devem ter doutorado; experiência em análise morfológica por microscopia de luz e confocal; conhecimento de técnicas de biologia celular e molecular, com experiência em estudos de expressão gênica por PCR em tempo real, expressão de miRNAs e análise bioinformática; conhecimento sobre fisiologia renal e cardiovascular. Além disso, espera-se que tenham habilidade de trabalho em ambiente multidisciplinar. É desejável, mas não obrigatória, experiência anterior de pesquisa em programação fetal.

O projeto será conduzido no Laboratório do Metabolismo Hidrossalino, na Faculdade de Ciências Médicas, Unicamp, sob a supervisão de José Antonio Rocha Gontijo, financiado pelo OCRC e com acesso às instalações da universidade.

Os interessados devem enviar para o e-mail obesity.ocrc@gmail.com (tendo como assunto: Pós-Doutorado OCRC), carta de interesse, duas cartas de recomendação, resumo da pesquisa desenvolvida durante o doutorado, resumo do currículo e proposta de pesquisa.

A oportunidade está publicada em www.fapesp.br/oportunidades/1047/.

A segunda bolsa oferecida pelo OCRC, na área de Síntese Orgânica, oferecerá ao bolsista a oportunidade de participar de um programa de pesquisa visando a descoberta de novas moléculas químicas para o tratamento da diabetes de tipo II e de outras doenças relacionadas com a obesidade.

De acordo com a mais recente estimativa da OMS, cerca de 350 milhões de pessoas sofrerão de diabetes até o ano de 2025. Além disso, a mortalidade global direta e indiretamente associada com a obesidade está aumentando rapidamente em todo o mundo e é considerada uma epidemia global.

Os candidatos devem ter grau de doutoramento, sólida experiência em química orgânica sintética e estar disposto a trabalhar em um ambiente multidisciplinar. Experiência anterior em pesquisa química medicinal é desejada, mas não obrigatória.

O bolsista selecionado será responsável pela concepção e síntese de uma pequena biblioteca de compostos com potencial atividade antidiabética. Espera-se que o bolsista interaja com grupos localizados na Faculdade de Medicina e no Instituto de Biologia da Unicamp, responsáveis pelos ensaios biológicos, tais como ensaios de secreção de insulina e ativação das vias de sinalização da insulina em sistemas de células isoladas e roedores vivos.

O trabalho de síntese será realizado no Instituto de Química da Unicamp, sob a supervisão dos professores Ronaldo A. Pilli e Julio C. Pastre, com acesso às instalações do OCRC, incluindo sistemas de fluxo contínuo.

Os candidatos devem enviar para o e-mail pilli@iqm.unicamp.br (assunto: aplicação OCRC_post doctoral) os seguintes documentos: declaração de interesse na posição, duas cartas de recomendação, breve resumo da pesquisa de doutorado, currículo curto e resumo da proposta de pesquisa (breve descrição sobre a família potencial de compostos que podem ser sintetizados e avaliados, incluindo um plano sintético).

A oportunidade está publicada em http://www.fapesp.br/oportunidades/1054/.

Os bolsistas selecionados para as duas oportunidades oferecidas pelo OCRC receberão bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 6.143,40 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica da bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação.

Mais informações sobre a bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades.

 

Disponível em: http://agencia.fapesp.br/duas_oportunidades_de_bolsa_de_posdoutorado_em_biologia_geral_e_bioquimica/22850/


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: